SUPER TENERÉ 1200 2011+
Aproveitamos para recordar a história das várias gerações de um modelo que mudou a relação do planeta com o Todo-Terreno. De facto, a criação da Ténéré deve-se à visão dum Francês, Jean-Claude Olivier, ele próprio um piloto com algum sucesso e eventualmente presidente da Yamaha France. Olivier sonhava em tornar a moto um veículo de Aventura, e para pôr em ação os seus planos, começou por competir no Rallye da Costa do Marfim em 1977 com uma XT500, antecessora não menos mítica da Ténéré. É interessante notar que um dos seus adversários nessa aventura foi o futuro organizador do Paris-Dakar, Thierry Sabine.
Em 1979 já a Sonauto (o importador Francês da Yamaha) entrou no primeiro Paris-Dakar com uma equipa oficial de três pilotos. O modelo, nas suas várias versões, viria a vencer numerosas edições do Dakar, uma vez que Olivier convenceu a casa-mãe a introduzir a Ténéré como um modelo de estrada, provando mais uma vez que aliava génio comercial a dotes de pilotagem. A palavra em si, Ténéré, vem do árabe e significa nas línguas Tuaregues “deserto” ou “solidão”, designando ainda um deserto a norte do Niger que era atravessado pelo Dakar. Nada mais apropriado, portanto, para designar uma moto que punha o homem a só contra os elementos.